Evangelho do dia 18/09/2017
A Cura do Servo do Centurião de Cafarnaum

Evangelho dia 18/09/17 – Segunda: A cura o servo do centurião de Cafarnaum com apenas uma Palavra de Jesus, é mencionada no texto do livro de Lucas 7:1-10.

Havia em Cafarnaum um destacamento que tomava conta do porto e da estrada comercial, comandado pelo centurião a serviço do tetrarca Herodes Antipas.

O centurião ficava à frente de uma companhia de cem homens, a sexta parte de uma corte, que era a décima parte de uma legião, composta por cerca de seis mil homens. Em cada legião havia portanto, sessenta centuriões.

“E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo.” Lucas 7:2-3
E o centurião de Cafarnaum, certamente, com um gentio, vindo de uma nação dominadora como roma, recebeu muita rejeição da parte dos judeus. Mas ele descobriu a elevada moral que o verdadeiro judaísmo pregava. E passou a admirar e crer no Deus de Israel.

No que respondeu a toda rejeição, com amor e boas obras. Mandou construir uma sinagoga às suas próprias custas, em homenagem ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E sem dúvidas, essa foi a mais formosa e rica sinagoga de toda Cafarnaum.