Evangelho do dia 09/08/2017
SANTA TEREZA (Edith Stein)

Nascida em família judaica perdeu o pai muito cedo e seus irmãos e sua mãe garantiram a educação religiosa da família mesmo acéfalos. Após uma crise existencial ela leu a autobiografia de Santa Tereza de Ávila e assim se converteu ao catolicismo. Sendo batizada.

Com a chegada de Hitler ao poder ela não podia mais lecionar nas escolas alemãs então para poder continuar sua fantástica carreira no magistério foi admitida no Carmelo e tornou-se religiosa com o nome de Tereza Benedita da Cruz. Como muitos de seus irmãos de origem judaica morreu na câmera de gás.

Mt 15,21-28: Jesus, o Evangelho sai para terras pagãs uma certa mulher Cananéia correu atrás de Jesus gritando e Jesus não deu importância e ela insistiu. Ele precisava saber o tamanho da fé delas e diante disso o comportamento dos discípulos, se eles já tinham aprendido a sua missão. Jesus percebe a grandeza da fé, pois ela ainda está ali.

Não o que queres mais sim como queres. Uma vez mais estamos diante de uma fé ativa na caridade. A insistência dela irritou os discípulos e o próprio Jesus não queria atender a ela. Ele tinha vindo para Israel somente. Ela então tira ele de sua toca e faz perceber que é para todos o Reino de Deus.

Ela não era judia mais sim temos aí uma mãe insistente quando a questão é salvar os filhos. Ela ensina a oração na simplicidade, profundidade e na fé. É uma prece para ser repetida durante todo o dia até que fale apenas o coração.

Como está mulher estão aí muitos outros esperando uma migalha.