Evangelho do dia 03/09/2017
O final do sermão das parábolas

O final do sermão das parábolas no Evangelho de Mateus reforça a idéia de que nem todos são aptos para o Reino. Na praia há uma seleção de peixes onde se fica com os bons e joga fora os que não prestam. Será assim o final dos tempos. Os maus irão para a fornalha de fogo enquanto os bons irão para o Reino dos céus.

Os que são maus pensem bem enquanto estão a caminho. Todos têm a chance de escapar da fornalha. Esta escolha revela AA sabedoria. O contato com o Reino, o seguimento do mesmo pode ser feita em cima dos conhecimentos que já se tem. O conhecimento de o reino ser completado pelo conhecimento já existente.

Podemos sim usar coisas novas e também coisas velhas para viver o Reino de Deus. O bom cristão é um homem/mulher de seu tempo, mais sem deixar de lado todo o tesouro de conhecimento, cultura, costumes, etc. que adquiriu até então. É saber manter vivo o que lhes transmitiram os antigos.

Este discípulo certamente é o próprio Mateus que soube ver realizado no Novo Testamento tudo o que foi dito no Primeiro, ou, velho Testamento confiado a Israel.