[vc_row css=”.vc_custom_1455712330891{padding-right: 5% !important;padding-left: 5% !important;}”][vc_column width=”2/3″ css=”.vc_custom_1455290466077{padding-top: 30px !important;padding-right: 50px !important;}”][vc_column_text]

O que faz a Pastoral do Batismo ?

[/vc_column_text][vc_column_text]

O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si. Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água sobre o batizando, através de imersão,efusão ou aspersão. Ou, utilizando outras palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, “o rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. O Baptismo significa imergir “na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura” .

O Batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo .

Embora o Batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da fé (Batismo de sangue), […] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem batizados porque, segundo a doutrina da Igreja Católica, Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita .

Na Igreja Católica, o Batismo é dado tanto às crianças como aos convertidos adultos que não tenham sido antes batizados validamente (o batismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega diretamente de Deus independentemente da fé pessoal, embora não da intenção, do sacerdote).

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ css=”.vc_custom_1455290485349{padding-top: 30px !important;padding-left: 20px !important;}”][vc_column_text]

Próximas Atividades

AEC v1.0.4

[/vc_column_text][vc_column_text]Posicione o mouse em cima dos eventos marcados no calendário, para ver a descrição do evento.

Para ver todos os detalhes do evento, clique no tarja azul referente ao evento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1455712346653{padding-right: 5% !important;padding-left: 5% !important;}”][vc_column width=”2/3″ css=”.vc_custom_1455291955504{padding-right: 50px !important;}”][vc_column_text]

Documentos para Batismo

[/vc_column_text][vc_column_text]Para se inscrever no curso de batismo é necessário primeiramente realizar a sua inscrição no formulário ao lado.

Em seguida, deve comparecer a secretaria da Paróquia trazendo os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento da criança.
  • Certidão de casamento dos pais e padrinhos do religioso.
  • Certificado de catequese (curso) de batismo dos pais e padrinhos.
  • No segundo sábado de cada mês é realizado o batismo as 16h00 (missa as 17h30).
  • No quarto domingo de cada mês é realizado o batismo as 09h00 (missa as 8h00)

Para Batizar :

• Trazer os documentos ate quarta-feira antes do batismo.
  • Pai e padrinhos de outras paróquia devem trazer autorização
  • Marcar o batismo e taxas diretamente na secretaria.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ css=”.vc_custom_1455291969557{padding-left: 20px !important;}”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]

Para se inscrever no curso de batismo, utilize o formulário abaixo.

[/vc_column_text]

Nome do Solicitante (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

O seu telefone (obrigatório)