coroa-do-advento1

Adventus, significa chegada. O Tempo do Advento é um tempo de graça. A humanidade é chamada a mergulhar no mistério da Encarnação. Celebramos neste tempo as três vindas de Cristo: A Primeira Aconteceu na História, a Segunda acontece no agora e a Terceira na Glória. Recordamos Celebrando a Primeira, vivenciando a Segunda em vista da Terceira. Cristo está presente em todos os acontecimentos de nossa vida, continua vindo.

Um dos símbolos deste tempo é a Coroa do Advento. Esta surgiu do costume pagão de oferecer velas em suas casas para o deus sol. Este deus então enviaria, a Europa, a Alemanha inicialmente, o calor e a luz que o inverno tinha roubado. Até mesmo o costume de ascender fogueiras para diminuiu o efeito do rigoroso inverno, do frio, passou para dentro de casa. Assim em 1839 o pastor luterano Johann Wichern que trabalhava em um abrigo para crianças. As crianças sempre ficavam ansiosas perguntando se ainda faltava muito tempo para chegar o natal. O Pastor então fez uma roda e cada dia do Advento colocava ai uma vela acesa. Quando chegava o Domingo ele colocava uma vela maior. Inicialmente esta prática começou a ser difundida nas comunidades luteranas e em 1925 caiu como uma luva na prática da Igreja Católica. Foi sendo aperfeiçoado, ficou apenas as quatro maiores e seu significado foi tomando corpo.

As velas começaram a ser colocadas em um círculo, que representa, na sua forma, a eternidade, Deus que não tem inicio nem fim como é o circulo, a esperança, a unidade e o amor sem fim de nosso Deus.  Inicialmente as velas começavam com cores mais escuras e cada dia colocava uma mais clara que a anterior para representar justamente essa caminhada rumo a luz. O pecado é a escuridão o natal é luz que vai iluminando pouco a pouca até chegar a claridade total.

As velas representam, portanto a Luz, que para nós é o próprio Cristo. Está luz já era celebrada em Roma no dia 25 de Dezembro no solstício de inverno, quando o sol está mais longe, como a Festa do Sol. Para os cristão, Jesus é o verdadeiro Sol, por isso seu nascimento a 25/12. As chamas da vela acesa está presente na própria natureza, elas tem uma linguagem de silêncio. Portanto avela tem esse sentido, a luz que é Jesus. Normalmente são três roxas e uma rosa, podendo-se usar de outras cores, cada uma representado ao significado da cor, ex verde é esperança, vermelho, amor, etc.  Elas são quatro representando as quatro semana do Tempo do Advento. E ainda podem, segundo a cultura representar: os quatro pontos cardeais. Profetas, Belém, Pastores e os Anjos. Perdão, alegria, Fé e Ensinamentos. Criação, patriarcas, reis e Profetas. Jesus histórico, Jesus nos pobres e necessitados, Jesus nos Sacramentos e a segunda vinda de Jesus. elas são colocadas nestas sequência: Roxa, Roxa, Rosa e Roxa. Sempre significando o Cristo Luz que vence as trevas.

Existem as coroas que chamamos de guirlanda em nossas portas nas quias as velas são substituídas por fitas, normalmente vermelhas que representam o amor.

Os ramos verdes com a qual a coroa é confeccionada representam esse grande hino a natureza verde, após a morte aparente causada pelo inverno. O Cristo, que é luz, vence a morte e faz brotar a verdadeira vida. Os ramos verdes, para nós que vivemos num clima tropical, podem ser substituídos por frutos da terra.

Outros enfeites poderão ser colocados na Coroa do Advento, com fitas, laços, bolas, etc. tudo com os significados inerente a esse tempo. É importante que a família, a comunidade valorize o momento de acender a vela e explique o seu verdadeiro sentido.

Toda a família, toda a casa deve ter uma coroa de advento confeccionado pela familia como uma forma de evangelizar e dizer o verdadeiro sentido do Tempo do Advento e do Natal do Senhor.

UM ÓTIMO ADVENTO A TODOS!!!!